Oii pessoal,antes de começar esse post peço logo desculpas por estar sumida daqui do blog sem postar nada...é que na verdade estou mesmo sem muitas ideias mas,mesmo assim não vou desistir de fazer isso aqui (risos). Bom,o post de hoje é a continuação do Dilemas de Vida que fiz falando sobre depressão e que mexeu muito comigo e hoje resolvi falar de transtorno bipolar que também incomoda muita gente que tem que conviver com isso e com as pessoas em volta da pessoa... então vamos lá

Primeiramente o que é transtorno bipolar?
R: O Transtorno Bipolar (TB) é caracterizado por alterações de humor que se manifestam como episódios depressivos alternando-se com episódios de euforia (também denominados de mania), em diversos graus de intensidade. É uma condição médica freqüente. O TB tipo I, que se caracteriza pela presença de episódios de depressão e de mania, ocorre em cerca de 1% da população geral. Considerando-se os quadros mais brandos do que hoje se denomina “espectro bipolar”, como o Transtorno Bipolar tipo II (caracterizado pela alternância de depressão e episódios mais leves de euforia - hipomania), a prevalência pode chegar a até 8% da população. Assim, estima-se que cerca de 1,8 a 15 milhões de brasileiros sejam portadores do TB, nas suas diferentes formas de apresentação. Fonte: Associação Brasileira de Transtorno Bipolar. 



Então pessoal...já que temos já a definição correta vamos logo aos meus relatos porque sim...



Para muitos é bem complicado admitir que sofre desse transtorno e as vezes a própria pessoa nem nota que sofre do mesmo...mas,as pessoas que podem afirmar isso são as que sempre estão por perto (amigos e familiares) e por que que eu estou falando disso? Porque quando eu estava no meu período depressiva meu humor oscilava muito mais muuuuuuuuito mesmo...por exemplo tinha horas do dia no turno da escola em que eu ficava muito eufórica brincando com todo mundo e como num passe de mágica em uma hora ou duas meu humor mudava completamente e eu ficava querendo ficar sozinha ou tinha crises tenebrosas de choro... e nessa época eu não sabia que além de estar com depressão eu estava com esse transtorno bipolar então quando meus amigos falavam sobre eu dizia que eles estavam loucos e eu estava normal. 


Mas,ai o tempo foi passando passando e só depois que eu sai da depressão eu notei que meus amigos estavam certos e é até constrangedor falar que eu ainda tenho essas oscilações muito frequentes no meu humor até hoje...sim gente,eu não sei se esse tipo de transtorno tem cura ou o que mais eu só sei que pelo menos uma vez ao dia meu humor muda... ou eu fico bem eufórica ou eu fico mais reclusa querendo ficar sozinha...e é complicado,porque acaba afetando os meus amigos que não sabem lidar bem com isso...mas,tudo bem vou contar pra vocês um pouquinho dessas minhas oscilações frequentes de humor e o que eu faço para ameniza-lás .


Bom,meus amigos da escola costumam me falar que eu mudo muito de humor e é verdade...tem dias que eu chego super alegre na escola e do nada eu fico mais "fechada" ou das muitas vezes eu fico estressada ou com mal humor...é muito frequente... Tanto que eu acho muito estranho quando fico muitos dias seguidos totalmente feliz porque eu sempre temo que possa acontecer alguma coisa que me deixe triste... e é complicado porque é muito ruim viver nessa angústia toda... Mas,eu tenho amenizar essas minhas oscilações de humor ficando neutra...NEUTRA,nem muito eufórica e nem triste eu vivo cada dia e cada emoção e humor sem ter medo da próxima que pode vim depois... é claro que pensar assim não resolve totalmente esse problema mas,ameniza (risos) e hoje eu me sinto bem melhor depois de ter admitido que tenho esse tipo de transtorno e que tenho que me cuidar para ele não se agravar mais tarde...


Mas,se você é amigo ou amiga de uma pessoa que sofre disso o que eu tenho pra falar é: Tenha paciência e respeite essa pessoa. Não fique com raiva dela por ela mudar de humor sempre ou algumas vezes,não fique pensando que toda vez que essa pessoa mudar de humor a culpa é sua...e nem brigue com a pessoa...pois isso só pode piorar as coisas a única coisa que você pode fazer é respeitar e deixar bem claro que vai ficar tudo bem com a pessoa ou melhor faça com que a pessoa se sinta melhor... dando espaço a essa pessoa de conviver com essas emoções tão afloradas e intensas... respeite e tenha paciência porque vai ficar tudo bem. 


E aqui vai um recado para você que sofre desse transtorno: Não se apegue as emoções negativas e nem se deixe levar para as "bads" da vida,leve na naturalidade e deixe que o tempo leve essa leve tristeza embora e viva sua vida feliz...outro conselho é escrever tudo o que você sente durante essas oscilações de humor...geralmente quando eu fico mudando muito de humor fico muito mais emotiva e inspirada para escrever alguns textos meus... e eu gosto disso e é bom porque de todo lado ruim da história eu transformo em boas palavras,bons versos e que de alguma forma me faz me sentir bem melhor e me ajuda demais a neutralizar os meus sentimentos... e também é sadio na minha opinião... E não se sinta mal se você está passando por esse tipo de problema,pode acontecer com qualquer pessoa...o que muda é se você tem vontade de sair disso ou pelo menos tentar amenizar as coisas ou simplesmente se entregar a esse transtorno... eu por exemplo escolhi não levar tudo a sério e aprendi que as minhas emoções são valiosas inclusive as negativas porque são as que mais me inspiram para escrever textos aleatórios sobre a vida inclusive me inspira a escrever posts como esse que de alguma forma possa te ajudar nessa, e eu não estou deprimida eu só quero dizer que por eu ter experiência nesse assunto e hoje em dia saber lidar melhor com ele eu sei que posso ajudar vocês que estão lendo aqui agora... 

Espero que tenham gostado e não esqueçam de comentar as suas experiências comigo... beijos.




0 comentários:

A Blogueira

A Blogueira

Link-me

Diário de Leticia - Moda,Cosméticos,Textos

Facebook

Tecnologia do Blogger.

Instagram

SEGUIDORES

PESQUISAR